Vamos conhecer 8 cachoeiras em Santa Catarina!
Elas ficam na região turística do Caminho dos Cânyons, para dar aquela saudade do verão! Vamos mostrar um pouco das seguintes cachoeiras em Santa Catarina: da Cortina e do Macuco, em Timbé do Sul, cachoeira do Piazza e do Morro da Antena, em Jacinto Machado, cachoeiras do Bizungo e do Arco-iris, em Morro Grande e a Magia das Aguas e da Vista Alegre, em Praia Grande.
Estes quatro municípios com belíssimas cachoeiras em Santa Catarina fazem parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, chancelado pela Unesco. São áreas reconhecidas como de interesse mundial em preservação, ecologia e educação ambiental, além de fazerem parte da cadeia do turismo não só local.
Vamos conhecer estas lindas 8 cachoeiras em Santa Catarina!
1 - Cachoeira da Cortina
Localizada da comunidade da Rocinha, em Timbé do Sul, é uma das mais belas da região. A Cachoeira tem uma queda d’água com cerca de 50 metros de altura, dando ao visitante uma incrível vista, além de contar com uma pisicna natural a seus pés.
Os paredões da Cachoeira da Cortina são um convite à prática de rapel. Claro, sempre acompanhado por um experiente guia! Para conhecer outros lugares incríveis de Timbé do Sul, clique aqui!
2 - Cachoeira do Arco-íris
Esta pequena queda d’água de Morro Grande, tem 10 metros de altura e conta com belas piscinas naturais bem pertinho, ideal para passeios em família. Ela não poderia ficar de fora da nossa lista de Cachoeiras em Santa Catarina! De lá é possível ver as montanhas do Cânion Boa Vista. Um deslumbre!
A cachoeira fica dentro da propriedade da Pousada e Restaurante Longaretti.
3 - Cachoeira do Morro da Antena
A Cachoeira do Morro da Antena é uma das preferidas pelos praticantes de rapel na região. Esta beleza faz parte da nossa lista de Cachoeiras em Santa Catarina e representa muitíssimo bem o município de Jacinto Machado.
Para se chegar até a Cachoeira do Morro da Antena, é preciso percorrer uma trilha em meio à Mata Atlântica e passar pelas ruínas de uma pequena usina hidrelétrica desativada. A Cachoeira do Morro da Antena tem formação basáltica e seu topo fica logo abaixo da estrada de acesso.
4 - Cachoeira do Macuco
Esta é outra das maravilhosas cachoeiras em Santa Catarina, localizada em Timbé do Sul. Antes, uma curiosidade: sabia que o município é conhecido como a Capital Brasileira das Montanhas e Águas Cristalinas? Título muitíssimo merecido!
A Cachoeira do Macuco fica dentro da incrível trilha do Portal do Palmiro, uma visita obrigatória para quem vai a Timbé do Sul.
5 - Cachoeira Magia das Águas
Claro que a Cidade dos Cânions não poderia ficar de fora! Mais uma das belas Cachoeiras em Santa Catarina, a Cachoeira dos Ventura fica na comunidade do Rio do Boi, a 8 km do centro de Praia Grande. Com cerca de 30 metros de altura, é uma das queridinhas dos amantes do rapel.
A trilha até a cachoeira é leve, com cerca de 1,5 k.
6 - Cachoeira do Bizungo
A Cachoeira do Bizungo é a mais conhecida por aqueles que visitam Morro Grande. Esta é uma das mais altas das cachoeiras de Santa Catarina em nossa lista de hoje.
Localizada na comunidade de Três Barras, sua trilha encantadora proporciona uma experiência inesquecível. São árvores centenárias e plantas nativas levando o visitante a uma queda d’água de 110 metros de altura.
A trilha de nível médio dura cerca de 35 minutos e os praticantes de rapel vão amar.
7 - Cachoeira da Vista Alegre
Esta cachoeira com seus impressionantes 100 metros de altura é um convite para um banho refrescante. Esta é mais uma das belas cachoeiras de Praia Grande na lista das Cachoeiras em Santa Catarina!
Antes de chegar até lá, a caminhada leve permite uma vista panorâmica dos paredões da Serra Geral e de outros cânions, além de morros formados por históricas dunas do deserto do Botucatu, há milhões de anos!
8 - Cachoeira dos Piazza
Para fechar nossa lista das Cachoeiras de Santa Catarina com chave de ouro, apresentamos a Cachoeira dos Piazza, em Jacinto Machado. Situada próximo ao Cânion Fortaleza, ela é parte obrigatória para quem percorre o interior do cânion. A incrível trilha tem grau de dificuldade de médio a alto, passando por estradas antigas, inclinações, bananais, claro!
A queda d’água despenca de uma parede de basalto caindo em uma piscina natural bem profunda! Agora que bateu aquela vontade de se banhar em uma das Cachoeiras em Santa Catarina, só resta esperar pelo verão… Mas a gente lembra que só de ficar perto e contemplar a força da natureza, o coração já se alegra!
Texto: Redação - Potyra Pereira
Imagens: Web