Casal muda de vida e abre um hostel em Morro Grande SC
Casal muda de vida e abre um hostel em Morro Grande SC
A pequena Morro Grande, no extremo sul de Santa Catarina é testemunha da realização de um sonho.
Quem nunca sonhou em viver uma vida nova, mudar de cidade, de profissão, de ares? E quem nunca pensou em fazer tudo isto com o amor da sua vida? A Caminho dos Cânions conversou com o casal que fez tudo isto! Eles são proprietários do Hostel Recanto da Harmonia, em Morro Grande e nós vamos te contar esta bela história!
Florianael e Joaquim estão casados há 15 anos e há sete resolveram mudar de vida. Eles moravam em Forquilhinha, município do sul catarinense com cerca de 26 mil habitantes. Lá, ela era massoterapeuta e ele, agricultor.
A vida em Forquilhinha não era tão desgastante quanto em centros urbanos, não é uma cidade grande, mas o casal desejava uma nova vida, mais tranquila.
Joaquim, agricultor desde os 15 anos de idade sentiu em sua audição os terríveis efeitos dos anos de exposição aos agrotóxicos. Foi a deixa que o casal precisava!
Hoje, eles moram em Morro Grande, cidade com cerca de 2.900 habitantes, no extremo sul de Santa Catarina. O fato de ser uma pequena cidade ajudou na decisão do casal em fixar residência, mas o ar puro, a qualidade de vida, a proximidade com a natureza e uma agricultura sem tantos aditivos químicos foram motivos muito importantes. “A gente queria uma melhor qualidade de vida e mais contato com a natureza”, conta Florianael.
Ar puro e muito trabalho
Agora, o casal, além de proprietários do Hostel Recanto da Harmonia, em Morro Grande, é condutor de turismo, daqueles que conhecem cada caminho, cachoeira ou pedra da bela Morro Grande. O Hostel também é um centro de práticas alternativas como massagens, regressão de vidas passadas e reiki. A ideia de abrir a pousada veio depois do curso de guias turísticos que o casal fez, na prefeitura de Morro Grande.
Hoje eles moram no mesmo terreno em que hospedam viajantes e pessoas em busca de aventura nas trilhas e (ou!) bem estar no espaço holístico.
O casal divide a vida com Marcos, de 15 anos, filho da proprietária, três simpáticos cães que recepcionam os hóspedes com muita alegria, algumas galinhas e o constante som do correr do rio que passa dentro da propriedade.
Florianael nos conta sobre as principais vantagens em viver em Morro Grande “Aqui o estresse é bem menor, a cidade é pequena e tranquila. Acredito que o contato com a natureza restaura nossas células.
Estamos rejuvenescendo aqui, com muito mais qualidade de vida e em contato direto com a natureza.” Para quem se inspirou pela história do casal, ela alerta: “Aproveitem o momento! Daqui um tempo os terrenos em Morro Grande irão valorizar muito.”
Recanto da Harmonia
O site Caminho dos Cânions foi até Morro Grande conhecer de perto o Recanto da Harmonia. Aviso de spoiler: o nome já diz tudo! Situado em meio à exuberante natureza de Morro Grande, o Hostel Recanto da Harmonia conta com uma bela e rústica casa muito bem equipada, com vista para a Janelinha, o cartão postal mais charmoso da cidade.
Tivemos o prazer de ir a Morro Grande no primeiro dia de lua cheia e a vista é simplesmente incrível! Seja na sacada de madeira ou o aconchegante quarto do casal, ela ilumina tudo. Pela manhã, o som do rio e o canto dos pássaros te convidam para o despertar.
O café da manhã é imperdível! Muito variado, conta com produções caseiras, feitas com ingredientes da terra e cheios de amor.
#ficaadica 😉
Morro Grande
Quem chega a Morro Grande já percebe de cara a razão do nome do município: a visão de morros, encostas e serra encanta a todos. As opções de lazer, aventura e turismo são muitas em Morro Grande.
Cachoeira do Bizungo, Cachoeira do Pilão, Santuário da Madre Gertrudes, Pedra da Cabeça do Urso, Morro do Realengo e a incrível Garganta do Diabo e outras muitas, além de hospedagens e cafés que irão te encantar. O Santuário da Madre Gertrudes é uma visita imperdível para quem quer conhecer a história da Madre Gertrudes, a fundadora da Ordem das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo.
As famosas paleotocas de Morro Grande, por exemplo, chamadas por alguns moradores de lá como furnas. Elas são grandes tocas cavadas por tatus e preguiças gigantes da Megafauna, há cerca de dez mil anos!
A sensação é indescritível, é uma verdadeira viagem no tempo! Em uma delas é possível chegar ao outro lado praticamente de pé, sem maiores dificuldades. Dando a volta, vimos o sol nascer em uma visão espetacular!
Em Morro Grande, a Queda do Risco, com sua imensa pedra recortada que parece estar suspensa no paredão é um atrativo que vale a pena conhecer, assim como a Cachoeira do Bizungo.
Contam os nativos de Morro Grande que a Cachoeira do Bizungo tinha um outro nome, até que um grupo de praticantes de rapel foi atacado por pequenos insetos e, por brincadeira, passou a chamar o local de Cachoeira do Bizungo e o nome acabou pegando!
Morro Grande ainda conta com outras cachoeiras, como a do Pilão, da Pedra Branca, do Arco-íris e o incrível Realengo, com a pedra da Cabeça do Urso e Garganta do Diabo.
Para quem não é tão aventureiro e nem cogita a ideia de percorrer trilhas no mato, Morro Grande é uma excelente opção de turismo religioso.
As grutas de Nossa Senhora de Lourdes e da menina Maria José, conhecida por todos de Morro Grande como a Menina que Chorou Depois de Morta, são lugares e histórias que valem a pena conhecer.
Há ainda em Morro Grande, o Santuário da Madre Gertrudes de Comensoli, a hoje santa que ainda na juventude foi fundadora da Ordem das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo. Seu primeiro milagre reconhecido pela igreja católica pertinho de Morro Grande, na vizinha Turvo, ainda em 1978.
Quem tiver a chance de conhecer a Irmã Tânia, vai ouvir a história da Madre Gertrudes com uma riqueza de detalhes impressionante, adornada por um leve sotaque mineiro.
Morro Grande te espera!!
Fonte: Potyra Pereira
Fotos: Arquivo pessoal