Conheça o Geoparque Cânions do Sul
Conheça o Geoparque Cânions do Sul
Sete municípios entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, compõem o Geoparque Cânions do Sul. Seu nome completo na verdade, é Geoparque Caminho dos Cânions do Sul! Depois da quase 15 anos de espera, eles comemoram a chancela do Geoparque Cânions do Sul, pela Unesco.
As catarinenses Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Jacinto Machado, juntamente com as gaúchas Cambará do Sul, Mampituba e Torres, compõem hoje, o Geoparque Cânions do Sul.
Assim, a região é classificada como um destino de interesse internacional. Com este selo, o Geoparque Cânions do Sul, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, a Global Geoparks Network.
Além da honra da titulação honrosa de Geoparque, as oportunidades de demanda e de promoção do turismo irão crescer exponencialmente, não só nos sete municípios que comporão o Geoparque Cânions do Sul, mas em toda a região!
A projeção mundial do território como exemplo de gestão de turismo e de desenvolvimento econômico sustentável amplia as potencialidades da região, que já tem uma sólida tradição no setor, seja em belezas naturais, hospedagem, rica gastronomia e cultura.
Segundo a Unesco, Os Geoparques Mundiais são “áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. (...) Atualmente, existem 177 Geoparques Mundiais da UNESCO em 46 países.”
Para conhecer um pouco sobre cada cidade do Geoparque Cânions do Sul, continue lendo!
Timbé do Sul SC
Paredões, cachoeiras, paleotocas e vôo livre fazem de Timbé do Sul SC um destino único!
Timbé do Sul SC tem cachoeiras e trilhas de todos os tamanhos, opções de passeios, caminhadas, banhos em piscinas naturais, montanhismo, cavalgadas, escaladas e, para os mais aventureiros, pistas para decolagem de voo livre. Timbé do Sul SC é um verdadeiro paraíso!
O município conta com uma das melhores, mais altas e belas rampas de salto de voo livre, parapente, asa delta e de passeio de balão do Brasil.
Para os amantes de rapel, as opções são muitas! Timbé do Sul SC é apaixonante!
As paleotocas também são um atrativo de Timbé do Sul SC. As furnas carregam nada menos do que dez mil anos de história e foram cavadas por tatus e preguiças gigantes. Uma viagem no tempo que vale a pena conhecer.
Um dos mais tradicionais pontos de lazer de Timbé do Sul SC é o Poço do Caixão, famoso por sua gelada piscina natural formada pelas águas do Rio da Serra Velha. O local ainda conta com área para camping, playground e churrasqueira.
É também no Poço do Caixão que acontece o pouso de balões e asa deltas.
Outras opções de passeio em Timbé do Sul SC são o Rio do Salto, a Cascata do Padre, o Cânion Rio Fortuna, o Poço do Violão e a Cachoeira da Cortina e a Trilha do Portal do Palmiro.
Timbé do Sul SC encanta moradores e turistas com suas belezas naturais com praias de rio, trilhas, cachoeiras e paleotocas e vem crescendo no turismo ecológico. São muitas opções de lazer e aventura, com opções de hospedagem para todos os bolsos.
Conheça este espetáculo natural que faz parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
Timbé do Sul SC te espera com incríveis roteiros e hospedagens maravilhosas!
Praia Grande SC
Praia Grande SC, a querida PK para os moradores da região, é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil e figura frequente das maiores revistas e sites especializados em turismo e hospedagem.
E não é para menos: Praia Grande SC conta com dois parques naturais, o Aparados da Serra e o Serra Geral, além de outros muitos destinos espetaculares.
Em janeiro de 2022, Praia Grande SC foi eleita como o segundo melhor lugar do país e o 22º do mundo para os amantes de destinos de sol, segundo um levantamento do site de viagens Tripadvisor.
Foi também na Cidade dos Cânions que um recorde mundial foi quebrado e chancelado pelo Guinness Book, quando o atleta Rafael Bridi, alcançou a incrível façanha de fazer uma travessia entre dois balões de ar quente, a mais de 1.900m de altura.
Em Praia Grande SC, há uma beleza cênica incomparável, com gargantas com mais de mil metros de profundidade, repletos de vegetação exuberante, muitas cachoeiras, belas piscinas naturais.
Praia Grande SC abriga nada menos do que onze cânions, tendo como estrelas o Itaimbezinho, Cânions Malacara e Churriado, além do Faxinalzinho, dos Índios Coroados, Molha Coco, Malacara e outros.
A trilha Vale da Pedra Branca é uma das nossas prediletas, mas os turistas amam a Trilha do Rio do Boi.
Além das opções de trilhas e turismo rural, Praia Grande SC é conhecida nacionalmente por seus incríveis voos de balão que atrai famosos e anônimos de todos os lugares.
Para completar a paisagem, Praia Grande SC é ainda repleta de rios e cascatas de águas límpidas e cristalinas, que oferecem passeios a cavalo, descidas de rapel, além de incríveis opções de gastronomia e hospedagem, com pousadas, hostels e hotéis de todos os tamanhos.
Sabe aqueles hotéis de revista onde é possível se deliciar em uma luxuosa banheira com a vista mais incrível de todas? Praia Grande SC tem!
Praia Grande SC te espera com um roteiro de experiências irretocável!
Jacinto Machado SC
Jacinto Machado SC é um município catarinense que tem o privilégio de estar localizado aos pés da Serra Geral
Suas belas cachoeiras, cânions e belezas naturais fizeram com que o município fosse um dos 7 que compõem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. Jacinto MachadoSC é apaixonante!
Das muitas atrações turísticas de Jacinto Machado SC, sem dúvida, o Cânion Fortaleza é o queridinho de turistas de todas as partes: ele tem 1,2 km de altura e mais de 7 km de extensão. A sensação de estar tão pequeno entre os paredões é indescritível.
Além de ser um lugar incrível para se guardar na memória e nas fotos, o Cânion Fortaleza ainda é adornado por cachoeiras e quedas d’água. Outro passeio imperdível em Jacinto Machado SC está na localidade de Engenho Velho, que além das belezas naturais de cachoeiras e do Morro do Carasal, conta com um delicioso café com mistura, tipicamente italiano.
Para os menos aventureiros, Jacinto Machado SC oferece a, Cachoeira do Burim, com uma pequena queda d’água e uma deliciosa piscina natural, em meio à Mata Atlântica, mas com fácil acesso de carro.
Como outros municípios da região, o município também mantém preservadas suas paleotocas, as furnas cavadas por animais da megafauna, como tatus e preguiças gigantes. Uma antiga lenda conta que padres Jesuítas esconderam ali muitos tesouros e objetos de valor.
Jacinto Machado SC têm outros atrativos, como as cachoeiras da Gávea, do Arco Íris, da Gruta, e do Morro da Antena, os Cânions Cambajuva e da Pedra, além dos morros da Moça, Itaimbé e da Testa do Macaco.
São espaços para camping, café rural, trilhas de todos os tamanhos, cachoeiras, paleotocas, morros e cânions com vistas de tirar o fôlego, além de excelentes opções de hospedagem e gastronomia.
Jacinto Machado SC te espera com roteiros de aventura incríveis!
Morro Grande SC
Quem chega a Morro Grande SC, parte do Geoparque, já percebe de cara a razão do nome do município: a visão de morros, encostas e serra encanta a todos
As opções de lazer, aventura e turismo são muitas em Morro Grande SC.
Cachoeira do Bizungo, Cachoeira do Pilão, Santuário da Madre Gertrudes, Pedra da Cabeça do Urso, Morro do Realengo e a incrível Garganta do Diabo e outras muitas, além de hospedagens e cafés que irão te encantar em Morro Grande SC. O Santuário da Madre Gertrudes é uma visita imperdível para quem quer conhecer a história da Madre Gertrudes, a fundadora da Ordem das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo.
As famosas paleotocas de Morro Grande SC, por exemplo, chamadas por alguns moradores de lá como furnas. Elas são grandes tocas cavadas por tatus e preguiças gigantes da Megafauna, há cerca de dez mil anos!
Um pouco de informação a mais? Segundo a Wikipédia "Megafauna é o tipo de termo usado para designar o conjunto de animais de grandes proporções corporais que conviveram com a espécie humana e desapareceram no evento de extinção do Quaternário tardio."
Dizem que na Megafauna, aqui onde hoje fica o território brasileiro, muitas dezenas de animais gigantes viviam por aqui. Além das preguiças e tatus que cavaram as paleotocas, tigres-dentes-de-sabre e mamutes também habitavam estas terras.
A sensação é indescritível, é uma verdadeira viagem no tempo! Em uma delas é possível chegar ao outro lado praticamente de pé, sem maiores dificuldades. Dando a volta, vimos o sol nascer em uma visão espetacular! Morro Grande SC encanta a todos!
Em Morro Grande SC, a Queda do Risco, com sua imensa pedra recortada que parece estar suspensa no paredão é um atrativo que vale a pena conhecer, assim como a Cachoeira do Bizungo.
Contam os nativos de Morro Grande SC que a Cachoeira do Bizungo tinha um outro nome, até que um grupo de praticantes de rapel foi atacado por pequenos insetos e, por brincadeira, passou a chamar o local de Cachoeira do Bizungo e o nome acabou pegando!
Morro Grande SC ainda conta com outras cachoeiras, como a do Pilão, da Pedra Branca, do Arco-íris e o incrível Realengo, com a pedra da Cabeça do Urso e Garganta do Diabo.
Para quem não é tão aventureiro e nem cogita a ideia de percorrer trilhas no mato, Morro Grande SC é uma excelente opção de turismo religioso.
As grutas de Nossa Senhora de Lourdes e da menina Maria José, conhecida por todos como a Menina que Chorou Depois de Morta, são lugares e histórias que valem a pena conhecer.
Há ainda em Morro Grande SC, o Santuário da Madre Gertrudes de Comensoli, a hoje santa que ainda na juventude foi fundadora da Ordem das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo. Seu primeiro milagre reconhecido pela igreja católica pertinho de Morro Grande SC, na vizinha Turvo, ainda em 1978.
Quem tiver a chance de conhecer a Irmã Tânia, vai ouvir a história da Madre Gertrudes com uma riqueza de detalhes impressionante, adornada por um leve sotaque mineiro.
Morro Grande SC te espera!!
Torres
A gaúcha Torres RS é sem dúvida o destino mais procurado por conterrâneos e países vizinhos, em especial no verão, e tem algumas das mais belas praias do estado.
Este integrante do Geoparque tem belezas naturais de encher os olhos e uma incrível mistura de mares e lagoas, com seus morros e as conhecidas falésias, além de furnas e uma ilha. Torres RS é simplesmente incrível!
Torres RS não poderia ter outro nome, não é mesmo? Seus enormes penhascos são testemunhas do tempo e formam o principal ponto turístico do município.
Com 5 praias, Torres RS tem um trecho de areia ou mar para todos os tipos de moradores ou veranistas, desde aqueles que querem sombra e água fresca, até aqueles que amam os esportes radicais, como o surf e kitesurf, além da canoagem, e lancha.
A falésias e morros não ficam atrás e são um convite para o rapel, a escalada e, para aqueles que têm o céu como limite, paraglider e voo de balão. Aliás, o voo de balão hoje é a menina dos olhos de Torres RS, com seu tradicional Festival Nacional de Balonismo.
Com dois parques estaduais e um Refúgio de Vida Silvestre, quem conhece Torres RS é só elogios ao município. Os Morros do Meio, do Farol, o Parque da Guarita, as incríveis praias Grande, do Meio, da Cal, da Guarita e de Itapeva completam as belezas cênicas de Torres.
Torres RS te espera!
Geoparques no Brasil
Atualmente, os Geoparques do Araraipe e do Seridó, juntamente com o Geoparque Cânions do Sul, integram os 3 geoparques brasileiros.
O Geoparque Cânions do Sul, abrange uma área de 2.830,8 km² e abriga 74.120 habitantes. É caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.
Nesta semana, o site Caminho dos Cânions irá contar um pouco de cada um dos sete municípios que compõem o Geoparque Cânions do Sul.
Acompanhe e saiba tudo sobre o Geoparque Cânions do Sul!
Fonte: Potyra Pereira
Arte: Alexandre Luz