Dia da mulher: guia completo para viajar sozinha – Parte 2
Dia da mulher: guia completo para viajar sozinha – Parte 2
Vantagens de viajar sozinha
Mais atenção aos detalhes
É natural que quando estejamos acompanhadas notemos menos os lugares, as pessoas e as situações ao nosso redor. Dividir é gostoso e saudável, mas também distrai a nossa atenção.
Quando você viaja sozinha não há ninguém para te tirar do foco. Fica muito mais fácil de se misturar aos locais e ter uma experiência mais completa do lugar que está visitando. Além disso, sozinha a probabilidade de fazer amizades é muito maior. Você cruza com viajantes do mundo inteiro e essa troca pode se transformar em amizades para uma vida toda. Eu até hoje tenho contato com viajantes que conheci na Espanha, na Inglaterra, na Argentina e em Fernando de Noronha. É gostoso demais conhecer gente do mundo todo e interagir com gente que muitas vezes pensa bem diferente de nós. É enriquecedor estar aberta a isso. Experimente!
Autoconhecimento
Viajar sozinha talvez seja uma das coisas que mais nos faz mergulhar dentro de nós.
Encarar sua própria companhia, seus medos, e ter de lidar com tudo por sua conta é a maneira mais poderosa de se conhecer e se tornar mais independente. Você vai descobrir que pode fazer muito mais do que imaginava sozinha, e que ainda vai gostar disso. Acredite! A esmagadora maioria das mulheres com quem já conversei sentem o mesmo. Descobriram o quanto são capazes, o quanto podem ser mais autônomas, o quanto podem decidir por si mesmas e tomar as rédeas da própria vida, depois de uma viagem solo.
Se apaixonar por si mesma vai ser uma das experiências que você terá ao viajar sozinha. E essa forma positiva de se ver no mundo e encarar a vida muda tudo. Vai deixar de experimentar?
Faça seus próprios planos
Já pensou em fazer tudo o que estiver a fim e a hora que quiser? Pois é. Quando você viaja sozinha é o que acontece!
Muitas das brigas em viagem têm a ver com a programação e os horários. Quando viajamos com outras pessoas é necessário que tenhamos muita flexibilidade para adequar o roteiro ao gosto de todos. Isso é muito difícil. É normal que alguma coisa que gostaríamos de fazer não aconteça. Perdem-se boas experiências de viagem quando estamos em grupo.
Um roteiro livre
Não há nada mais prazeroso que montar um roteiro do seu jeitinho e poder modificá-lo a seu gosto se necessário. Além de ficar muito mais barato, quando criamos nosso próprio roteiro temos uma liberdade impensável. O que não acontece na viagem em grupo onde precisamos cumprir horários e ainda dar conta daquela correria de uma atração para a outra. Viajar sozinha, ao contrário, é a expressão da liberdade de viver as experiências que você quiser viver, no seu tempo e a seu gosto.
Aprenda a montar seu roteiro de viagem
A escolha do destino
E por falar em roteiro, quem nunca planejou um roteiro de viagem pode estar se perguntando: mas por onde começar?
Eu diria que o principal é você saber que estilo de viajante você é e a partir daí começar a fazer sua pesquisa. Porque às vezes a gente se empolga com o roteiro de alguma blogueira ou de alguém que nos indicou, mas o destino, a hospedagem e os passeios realizados, não têm nada a ver com a gente.
Para escolher o destino ideal você deve começar pensando nas coisas que não gosta de fazer para já eliminar de cara esses lugares de sua pesquisa. Por exemplo. Você não gosta de praia. Por mais lindo que seja o resort que alguém indicou, os passeios oferecidos na região tem a ver com praia, sol, mar. Se essa não for a sua praia (trocadilho infame rs) risca da lista esses destinos.
Tendo em mente o que você não quer fazer de jeito nenhum fica mais fácil começar a pesquisar um local e aí você vai decidindo enquanto pesquisa o que vai te gerando curiosidade no destino. Tente se ver no local que está pesquisando. A viagem começa a acontecer já na pesquisa.
Documentação
Decidiu para onde vai? Então agora presta muita atenção na documentação que precisa para o destino escolhido.
Vou deixar aqui pra vocês o link do site do Itamaraty, o Portal Consular. Para saber a documentação que cada país exige e ainda ter outras informações importantes de imigração é a melhor fonte oficial de consulta.
Esteja atenta à validade do seu passaporte e também aos países que exigem visto.
Há países que exigem o seguro de viagem (que independente de ser exigência todo mundo deveria fazer), comprovação de vacinas específicas além de uma quantidade de dinheiro mínima para mostrar na imigração. Isso é o básico, mas no site do Itamaraty e através de experiências de viajantes é possível ter outras informações mais específicas de cada país.
Planejamento e Pesquisa
Onde pesquisar?
Para ter as informações valiosas de outras viajantes levante as mãos pro céu que temos a internet. Na época que comecei a viajar seguia os guias de viagem mais completos da época mas raramente encontrava alguma opinião sobre as hospedagens que ia reservar, os passeios, dicas de segurança e localização. Agora há sites especializados onde a viajante tem acesso à opinião de pessoas reais, além de um número cada vez maior de blogs excelentes.
Nos grupos nas redes sociais é possível perguntar o que vc quiser e ter sua resposta. Veja o nosso grupo de viajantes por exemplo. Temos tanto conteúdo por lá que é impossível ler tudo.
Credibilidade das fontes de informação
Hoje em dia o maior desafio não é encontrar a informação que você precisa, mas sim conhecer a credibilidade da fonte na qual você obtém a informação.
O Mulheres que Viajam Sozinhas indica blogs e sites excelentes com muita gente séria e comprometida por trás.
Planejamento
O planejamento da viagem tem total relação com a sua pesquisa. Então esteja atenta aos itens abaixo.
Cultura
Uma das coisas mais importantes em uma pesquisa de viagem é ter um conhecimento básico da cultura do destino escolhido.
A gente sempre usa os países muçulmanos para ilustrar a importância disso. Imagine sair na Arábia Saudita de shortinho, ou entrar em uma mesquita destinada aos homens?
A questão aqui não é o quanto a gente concorda ou discorda com as normas culturais de um país. A questão é a gente compreender que concordando ou não devemos segui-las.
Qualquer país é soberano tanto em suas leis quanto em suas normas de cultura. E muito provavelmente o conhecimento dos aspectos culturais de um país será uma das pesquisas mais importantes que você fará. Até porque, é com esse conhecimento que você garante que vai segurar a onde de visitar certos locais, mesmo que isso não vá de encontro às suas convicções e estilo de vida. Pense nisso, ok?
Eu por exemplo sou o tipo de pessoa que quanto mais diferente e mais desafiante para as minhas convicções mais curiosidade me causa. Eu viajo para me surpreender e contemplar o mundo então essa curiosidade me move mais que qualquer outra coisa. Mas tudo bem se você é mais conservadora. A gente é do jeito que é e isso é que faz toda a diferença na hora de escolher o destino que vai nos encantar.
Clima e melhor época para viajar
Bem importante pesquisar sobre o clima no destino e muita gente vem se esquecendo disso. Já conversei com um monte de mulheres que se decepcionaram com um determinado destino por conta de não se informarem sobre o clima.
Paisagens e passeios variam muito dependendo da estação do ano em um local. Quando você viaja com grupos de viagem a agência normalmente já te passa esse tipo de informação e os passeios já estão escolhidos de acordo com a temporada. Mas quando se está sozinha essa informação pode passar desapercebida. O que pega muita gente de surpresa e pode impactar negativamente na viagem.
Por exemplo. Se você não gosta de inverno, lamento, mas não dá para viajar para Europa em Janeiro. E se não gosta do verão, Rio de Janeiro em Fevereiro nem pensar… Você é do tipo que detesta chuva? Então visitar Fernando de Noronha em Abril pode ser a maior furada. E para quem quer fazer passeios para ver as lagoas cheias nos lençóis Maranhenses Novembro é um mês para passar longe de lá.
Viu só? Pesquisar como é o clima no local faz toda a diferença para as paisagens que você vai ver ou deixar de ver, para os passeios que vai conseguir ou não fazer.
Dinheiro e moeda local
Para saber quanto de dinheiro levar a viajante precisa ter uma ideia dos preços no destino. Para isso vou deixar aqui para as leitoras um site muito legal. No expatistan você consegue ter uma ideia global de valores como se fosse moradora do local. Isso é uma informação de ouro para viajantes, já que sabendo o custo de vida local fica muito mais fácil entender o que seu dinheiro compra no destino.
Passagens aéreas e acomodação
Tá certo que conseguir uma passagem aérea São Paulo Lisboa por R$ 670 reais ida e volta é um acontecimento. E se for este o caso tudo bem comprar sem se preocupar muito com hospedagem. Porque mesmo que pague um pouco mais caro com acomodação, o custo da passagem já valeu a viagem.
Agora pense comigo. De que adianta comprar uma passagem que parece ter um bom preço de início se você não tem ideia de como estão os preços e disponibilidade de acomodação no destino?
Eu sempre defendo que passagem aérea e hospedagem são duas coisas que devem ser pesquisadas e compradas no mesmo dia se possível. Assim você sabe que comprou um bilhete aéreo para uma cidade possível para seu bolso. Porque vai que você compra aquela passagem promocional e descobre que tem um super evento na cidade, com hotéis caríssimos e pouca disponibilidade.
Como viajar sozinha sem falar inglês
É claro que para uma viagem internacional o ideal é falar ao menos o básico do inglês. Mas nem sempre o ideal é o possível para todo mundo. E não dá pra deixar de viajar por conta disso. Então graças à tecnologia e às facilidades da rede (thank you web) já dá para viajante ter um super auxílio que salva nas situações mais importantes.
O Google Tradutor é uma boa pedida para te ajudar a se virar não somente no inglês mas em outras línguas também. É claro que não dá pra bater aquele papo traduzindo alguém ou sendo traduzida o tempo todo, né? Mas é muito útil para algumas necessidades básicas em viagem como saber como chegar a um determinado lugar; que transporte pegar; estação a desembarcar; fazer um pedido em um restaurante; e outras necessidades.
Se você não fala inglês e quer saber como melhor isso use o Google Tradutor.
Segurança ao viajar sozinha
Localização
A escolha da localização de sua acomodação é um dos itens mais importantes no planejamento de uma viagem. É o que vai proporcionar a você a mobilidade no destino com segurança, além de otimizar seu tempo.
Escolher um local para se hospedar que seja próximo do transporte público, dos passeios que escolheu fazer e que esteja em um bairro central faz toda a diferença.
Quando estiver pesquisando acomodação tenha em mente que o barato pode sair caro demais e perigoso se a localização for horrível. Dê muita atenção à localização ao escolher sua acomodação no destino.
Escolha os melhores hotéis, pousadas e albergues
Seguro de Viagem
Apesar de muitas viajantes darem pouca atenção a isso, o seguro de viagem é um dos itens mais importantes de uma viagem.
Sua segurança e saúde devem ser sua prioridade. Dessa forma, ter um seguro de viagem pode literalmente salvar a sua vida em alguns casos.
É claro que não saímos do nosso país pensando em ficar doentes ou esperando que algum acidente vá nos acontecer. Mas a precaução para o caso de algo assim ocorrer já nos traz muita tranquilidade na viagem.
Lembre-se que ser atendida em um hospital nos EUA ou na Europa pode te custar uma pequena fortuna. E um seguro de viagem com boa cobertura vai cobrir estes custos.
Esteja atenta a isso. O SegurosPromo é um buscador que faz a comparação dos preços dos melhores seguros oferecidos no mercado. Faça a busca e decida pelo que melhor te atende dependendo do destino.
Contratação de um tour
Tenha em mente que alguns passeios você vai precisar contratar se viajar sozinha. Há lugares que não conseguimos acessar estando sozinhas. E se for possível acessar, ás vezes é caro demais para alugar um carro, ou perigoso.
Então além de ser uma boa oportunidade de fazer amigos em viagem, contratar um passeio para algumas atividades é uma ótima ideia. Através do civitatis a viajante encontra passeios em praticamente qualquer lugar do planeta. Se já escolheu o seu destino, dá uma olhada no site.
Não se influencie tanto com o que os outros falam.
Viajar sozinha também acaba sendo um grande ato de desprendimento. Acredite que você vai ficar muito melhor sem dar tanta importância às opiniões negativas sobre a sua viagem. Não se preocupe tanto com o que pode ouvir, principalmente de pessoas que nunca viajaram sozinhas.
Algumas pessoas podem te alertar sobre os supostos perigos da viagem solo por amor e cuidado com você. Outras somente porque não compreendem que algo que acreditam ser impossível é absolutamente normal. Seja de quem te ama ou de quem só se importa em falar por falar, é importante que fique claro que viajar sozinha é uma escolha sua. Os pitacos dos outros na nossa vida devem ser avaliados por nós quanto à relevância do que está sendo dito e a realidade dos alertas. É importante estar atenta a isso porque seres humanos têm uma tendência de olhar o mundo de forma muito negativa e constroem fantasias que na maioria das vezes não têm nada a ver com a realidade. Leve isso em consideração quando ouvir outras pessoas falando sobre a sua viagem sozinha, ok?
No mais viaje mulher. Viaje muito
Não deixe de viver por conta do medo, da falta de companhia ou do que os outros pensam. Experimente a sensação indescritível de liberdade ao decidir viajar por conta própria. Aproveite tudo de maravilhoso que essa experiência pode trazer para a sua vida, em todos os setores. Você volta de uma viagem sozinha muito mais autoconfiante para tomadas de decisões em sua vida, muito mais independente dos outros e se conhecendo e se amando muito mais.
Espero que esse artigo guia tenha inspirado e motivado você a cair no mundo.
Inscreva-se para receber o link do ebook gratuito O Guia Viajar Sozinha.
É um material a mais para quem quer estar mais por dentro desse universo da viagem solo. E se você já está preparada para viajar sozinha, aprender a planejar e organizar uma viagem é essencial para que tudo dê certo e que você se sinta mais segura.
O Livro digital Como Planejar uma Viagem Sozinha também vai te ajudar a fazer isso trazendo os 8 passos essenciais para a organização de uma viagem.
Comente e pergunte que será um prazer responder você.
Nos vemos pelo mundo
Agora que você já sabe como viajar sozinha, veja nosso roteiro de 3 dias pelo extremo sul catarinense.
Fonte: Mulheres que viajam sozinhas
Foto: Viajali