Marketing Turístico: veja 6 dicas

Marketing Turístico: veja 6 dicas

Marketing Turístico: veja 6 dicas

Marketing Turístico

O turismo não é apenas um grande gerador de renda! Ele realiza sonhos, ajuda a formar laços de amizade, proporciona histórias inesquecíveis e ainda gera empregos diretos e indiretos.
Para unir a tantos propósitos e se destacar em meio a concorrência, não basta ter um ótimo ambiente e preços sedutores. Investir tempo e dedicação no marketing turístico vai fazer toda a diferença em seu negócio, seja ele grande ou pequeno.
O Caminho dos Cânions vem te contar tudo sobre o Marketing Turístico! Primeiro, é preciso lembrar que atender aos desejos de turistas não é uma tarefa simples e envolve fatores como a visão pessoal da experiência, precificação e atuação. É preciso ir além de propagandas de viagens ou de preços e oferecer soluções diferenciadas, com as melhores experiências.
Assim, se destacar entre tantos concorrentes, em uma região turística, como no extremo sul catarinense exige dedicação e estudo
Uma pousada pode oferecer além da hospedagem, a alimentação, informações de pontos turísticos da cidade e da região, guia para passeios e trilhas, transporte e outros serviços, mas o turista precisa saber de tudo isto para escolher o melhor lugar para ir.
Neil Patel, um dos maiores nomes de marketing digital do mundo, publicou um estudo sobre o Marketing Turístico e deu algumas dicas e estratégias:

1. Ofereça experiências inesquecíveis

O turista de hoje não quer apenas um belo quarto bem mobiliado: ele quer viver uma experiência, de acordo com seus interesses, ele quer histórias para contar e memórias incríveis.
Lembrando disto, esteja preparado para atender a estas necessidades, se destacando entre a concorrência. Para isto, é preciso conhecer não só seu público, mas suas próprias potencialidades e oferecer a melhor experiência.

2. Abuse dos vídeos nas redes sociais

Praticamente todo público do mercado de turismo se utiliza das redes sociais. Assim, os vídeos (bem feitos, claro), dão aquele gostinho de amostra grátis do que será visto pessoalmente.
Outro ponto positivo, é que os vídeos estão em alta! Além das plataformas específicas para este tipo de postagem, outras como o Instagram e o Facebook podem, com o vídeo, até dobrar seu engajamento.

3. Use QR Code

O QR Code tem feito cada vez mais parte da rotina de turistas. Sua criação é relativamente simples e pode ser escaneado por quase todos os aparelhos de celulares.

Quando seu futuro hóspede virar a câmera do celular para o QD Code, ele será automaticamente direcionado para sua página na internet. Mais facilidade para o turista e mais acessos em seu blog ou site.
Abuse do QR Code em seu matérial publicitário e saia da frente da concorrência.

4. Conte boas histórias

Certo que todos adoram os vídeos de belos lugares, mas nem tudo o que seu público quer é isto. A venda não precisa ser seu único objetivo, pense nas emoções causadas em cada história e no desejo despertado naqueles que a ouvem.
Uma boa história faz toda a diferença! Mostrar sua pousada e contar um pouco de sua história ou ir até um ponto turístico e falar sobre um fato marcante são certamente um ponto de conexão com o futuro consumidor.
Ah, e não esqueça de compartilhar nas redes elogios, relatos de experiências de hóspedes e fotos de bons momentos em sua pousada.

5. Seu site na palma da mão do cliente

As pesquisas de viagens e roteiros turísticos têm contado cada vez mais com o uso do aparelho celular.
Sabendo disto, o site da sua pousada precisa estar preparado para estas pesquisas, facilitando a experiência do turista.
Em outras palavras, seu site precisa ser responsivo, ou seja, o conteúdo se molda à tela do usuário, não importando se ele acessa de um smartphone, tablet ou notebook, por exemplo.

6. Crie um plano de Marketing Turístico

Criar o plano é a melhor maneira de organizar sua rotina de marketing e propaganda. Para começar, é preciso conhecer seu cliente! Quem são seus consumidores, o que querem, quais suas expectativas?
Conhecendo o mercado de atuação e seu cliente, será possível atende-lo da melhor forma possível.
Liste as ações de marketing que você quer implementar e ao lado, os objetivos desta ação. Estas podem ser para seu negócio como um todo ou para ressaltar algum serviço específico. Use este plano como uma espécie de bússola para guiar suas ações e suas próximas estratégias.
Tenha sempre em mente que o plano de Marketing Turístico é um organismo vivo em um mercado que está sempre em expansão e mudanças. Talvez nem todas as dicas do plano se adequem a sua empresa, mas certamente, conhecendo bem seu público e o mercado, suas escolhas serão as melhores possíveis!
Um bom exercício de escolha é se colocar no lugar do turista e pensar no que gostaria de ver, ouvir e sentir não só na viagem, mas no planejamento dela.
Sua empresa, os turistas e a região só têm a ganhar.

Que tal conhecer pontos turísticos incríveis do extremo sul catarinense? Veja aqui!

Fonte: Potyra Pereira

Foto: Job Content

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima