Morro do carasal
morro do carasal
Morro do Carasal passando na sua time line… Para tudo e me diz: que lindeza de foto é esta! Ah, a gente conta tudo! O Dê um Rolê de hoje vai te levar para o Morro do Carasal, que fica em Jacinto Machado, extremo sul de Santa Catarina.
A foto da capa foi enviada pela trilheira de carteirinha, @renildaespindola, que foi com a galera do @ae_trilhei. O pessoal da foto acordou bem cedinho para registrar este momento. Na verdade, muuuito cedinho: 2h30 da madrugada! Saíram de Sombrio, cidade vizinha e, pé na trilha.
Quem alcança o topo do Morro do Carasal, terá o Cânion Fortaleza como companhia e ainda a privilegiada visão do oceano atlântico!
O Morro do Carasal é um dos geossítios do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. Ele tem uma altitude de incríveis 965 metros! Visão mais panorâmica, impossível! Além da beleza do caminho, de lá do alto é possível ver as escarpas da Serra Geral, até a planície costeira e lagoas, em especial, a Lagoa do Sombrio.
Carasal?
E este nome? A gente explica também! Existe uma espécie de bambu bem abundante no morro, que é popularmente chamada de cará! Daí veio o nome Morro do Carasal…
Como chegar
Chegando em Jacinto Machado, vá para comunidade de Engenho Velho. São cerca de 25 km até chegar lá. Prepare os pulmões, é uma trilha considerada difícil.
A trilha
Para chegar ao alto do Morro do Carasal é preciso passar por vegetações diferentes de Mata Atlântica. No topo, a vegetação rasteira espera os aventureiros e os acompanha em um visual incrível!
Uma vista de 360º, daquelas que faz a gente repensar a vida e desacelerar completamente. De um lado, está o precipício e as escarpas da Serra Geral. Do outro, o Cânion Fortaleza em toda sua exuberância. Mar e lagoas também fazem parte da visão.
O trajeto dura em média 5 a 6 horas, com 7 km.
dicas
- Leve lanche!
- Não esqueça o protetor solar
- Mantenha-se hidratado
- Não esqueça um agasalho… Vai que o tempo vira
- Vá com um guia, sempre!
- Não leve nada além de lindas fotos e ótimas lembranças
- Não deixe nada além das suas pegadas.
guia turístico
Quem é amante do turismo de aventura já percebeu que em alguns roteiros, a companhia de um guia turístico é obrigatória e já em outros, é sugerida.
Nossa opinião é de que o guia é indispensável, em especial em um longo trajeto, como o da trilha do Morro do Carasal.
Além de conhecer o local como ninguém e garantir a segurança de todos, o guia é um detentor de conhecimentos de vegetação, solo, hidrografia, previsão do tempo e história, ressignificando toda a memória de quem faz uma trilha, conhece uma cachoeira ou visita um ponto turístico.
Saindo do Morro do Carasal, ele ainda conhece como ninguém o melhor restaurante, café ou a cerveja mais gelada da cidade.
Um guia é um investimento na sua diversão e segurança, além de peça fundamental na cadeia produtiva do turismo.
Contrate um guia, valorize o turismo de experiência!
jacinto machado
Jacinto Machado é um município catarinense que tem o privilégio de estar localizado quase aos pés da Serra Geral. Suas belas cachoeiras, cânions e belezas naturais fizeram com que o município fosse um dos 7 que compõem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
Das muitas atrações turísticas de Jacinto Machado, além do Morro do Carasal, o Cânion Fortaleza outro queridinho de turistas de todas as partes, com 1,2 km de altura e mais de 7 km de extensão. A sensação de estar tão pequeno entre os paredões é indescritível.
Além de ser um lugar incrível para se guardar na memória e nas fotos, o Cânion Fortaleza ainda é adornado por cachoeiras e quedas d’água.
Para os menos aventureiros, Jacinto Machado oferece a, Cachoeira do Burim, com uma pequena queda d’água e uma deliciosa piscina natural, em meio à Mata Atlântica, mas com fácil acesso de carro.
Como outros municípios da região, o município também mantém preservadas suas paleotocas, as furnas cavadas por animais da megafauna, como tatus e preguiças gigantes. Uma antiga lenda conta que padres Jesuítas esconderam ali muitos tesouros e objetos de valor.
Jacinto Machado têm outros atrativos, como as cachoeiras da Gávea, do Arco Íris, da Gruta, e do Morro da Antena, os Cânions Cambajuva e da Pedra, além dos morros da Moça, Itaimbé e da Testa do Macaco.
São espaços para camping, café rural, trilhas de todos os tamanhos, cachoeiras, paleotocas, morros e cânions com vistas de tirar o fôlego, além de excelentes opções de hospedagem e gastronomia.
Nossa dica de hoje foi o Morro do Carasal, mas a cidade tem muitos outros atrativos naturais.
Jacinto Machado te espera!
Fonte: Potyra Pereira