Jacinto Machado é um município catarinense que tem o privilégio de estar localizado quase aos pés da Serra Geral
Suas belas cachoeiras, cânions e belezas naturais fizeram com que o município fosse um dos 7 que compõem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
Das muitas atrações turísticas de Jacinto Machado, sem dúvida, o Cânion Fortaleza é o queridinho de turistas de todas as partes: ele tem 1,2 km de altura e mais de 7 km de extensão. A sensação de estar tão pequeno entre os paredões é indescritível.
Além de ser um lugar incrível para se guardar na memória e nas fotos, o Cânion Fortaleza ainda é adornado por cachoeiras e quedas d’água. Outro passeio imperdível em Jacinto Machado está na localidade de Engenho Velho, que além das belezas naturais de cachoeiras e do Morro do Carasal, conta com um delicioso café com mistura, tipicamente italiano.
Para os menos aventureiros, Jacinto Machado oferece a, Cachoeira do Burim, com uma pequena queda d’água e uma deliciosa piscina natural, em meio à Mata Atlântica, mas com fácil acesso de carro.
Como outros municípios da região, o município também mantém preservadas suas paleotocas, as furnas cavadas por animais da megafauna, como tatus e preguiças gigantes. Uma antiga lenda conta que padres Jesuítas esconderam ali muitos tesouros e objetos de valor.
Jacinto Machado têm outros atrativos, como as cachoeiras da Gávea, do Arco Íris, da Gruta, e do Morro da Antena, os Cânions Cambajuva e da Pedra, além dos morros da Moça, Itaimbé e da Testa do Macaco.
São espaços para camping, café rural, trilhas de todos os tamanhos, cachoeiras, paleotocas, morros e cânions com vistas de tirar o fôlego, além de excelentes opções de hospedagem e gastronomia.
Jacinto Machado te espera!
O Geoparque
Jacinto Machado é um dos sete municípios que compoem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois da quase 15 anos de espera, eles comemoram a chancela do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, pela Unesco.
As catarinenses Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Jacinto Machado, juntamente com as gaúchas Cambará do Sul, Mampituba e Torres, compõem hoje, o segundo Geoparque brasileiro.
Assim, a região é classificada como um destino de interesse internacional. Com este selo, o Caminhos dos Cânions do Sul, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, a Global Geoparks Network.
Além da honra da titulação honrosa de Geoparque, as oportunidades de demanda e de promoção do turismo irão crescer exponencialmente, não só nos sete municípios que comporão o Geoparque, mas em toda a região!
A projeção mundial do território como exemplo de gestão de turismo e de desenvolvimento econômico sustentável amplia as potencialidades da região, que já tem uma sólida tradição no setor, seja em belezas naturais, hospedagem, rica gastronomia e cultura.
Segundo a Unesco, Os Geoparques Mundiais são “áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. (...) Atualmente, existem 177 Geoparques Mundiais da UNESCO em 46 países.”
Geoparques no Brasil
Atualmente, os Geoparques do Araraipe e do Seridó, juntamente com o Caminho dos Cânions do Sul, integram os 3 geoparques brasileiros.
O Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, abrange uma área de 2.830,8 km² e abriga 74.120 habitantes. É caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.
Jacinto Machado tem a honra da fazer parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
História de Jacinto Machado
Jacinto Machado teve seu território ocupado primeiramente pelos indígenas Xokleng e depois por luso-brasileiros, imigrantes italianos, alguns germânicos e poloneses e alguns caboclos.
Jacinto Machado já se chamou Volta Grande, por volta de 1913, devido a longa volta que o rio Serra da Pedra faz, entre o município e o bairro Gávea.
No ano de 1930, a vila, se tornou um distrito e, em 1943, passa a se chamar Jacinto Machado, uma homenagem ao General da Guerra do Paraguai, Jacinto Machado Bitencourt.
A emancipação política de Jacinto Machado veio em 23 de junho de 1958.
Jacinto Machado tem hoje cerca de 10.337 habitantes, distribuídos em uma área de 428,650 km².