Bem-vindo a Morro Grande

Quem chega a Morro Grande já percebe de cara a razão do nome do município: a visão de morros, encostas e serra encanta a todos

As opções de lazer, aventura e turismo são muitas em Morro Grande.

Cachoeira do Bizungo, Cachoeira do Pilão, Santuário da Madre Gertrudes, Pedra da Cabeça do Urso, Morro do Realengo e a incrível Garganta do Diabo e outras muitas, além de hospedagens e cafés que irão te encantar. O Santuário da Madre Gertrudes é uma visita imperdível para quem quer conhecer a história da Madre Gertrudes, a fundadora da Ordem das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo.

As famosas paleotocas de Morro Grande, por exemplo, chamadas por alguns moradores de lá como furnas. Elas são grandes tocas cavadas por tatus e preguiças gigantes da Megafauna, há cerca de dez mil anos!

Um pouco de informação a mais? Segundo a Wikipédia "Megafauna é o tipo de termo usado para designar o conjunto de animais de grandes proporções corporais que conviveram com a espécie humana e desapareceram no evento de extinção do Quaternário tardio."

Dizem que na Megafauna, aqui onde hoje fica o território brasileiro, muitas dezenas de animais gigantes viviam por aqui. Além das preguiças e tatus que cavaram as paleotocas, tigres-dentes-de-sabre e mamutes também habitavam estas terras.

A sensação é indescritível, é uma verdadeira viagem no tempo!  Em uma delas é possível chegar ao outro lado praticamente de pé, sem maiores dificuldades. Dando a volta, vimos o sol nascer em uma visão espetacular!

Em Morro Grande, a Queda do Risco, com sua imensa pedra recortada que parece estar suspensa no paredão é um atrativo que vale a pena conhecer, assim como a Cachoeira do Bizungo.

Contam os nativos de Morro Grande que a Cachoeira do Bizungo tinha um outro nome, até que um grupo de praticantes de rapel foi atacado por pequenos insetos e, por brincadeira, passou a chamar o local de Cachoeira do Bizungo e o nome acabou pegando!

Morro Grande ainda conta com outras cachoeiras, como a do Pilão, da Pedra Branca, do Arco-íris e o incrível Realengo, com a pedra da Cabeça do Urso e Garganta do Diabo.

Para quem não é tão aventureiro e nem cogita a ideia de percorrer trilhas no mato, Morro Grande é uma excelente opção de turismo religioso.

As grutas de Nossa Senhora de Lourdes e da menina Maria José, conhecida por todos como a Menina que Chorou Depois de Morta, são lugares e histórias que valem a pena conhecer.

Há ainda em Morro Grande, o Santuário da Madre Gertrudes de Comensoli, a hoje santa que ainda na juventude foi fundadora da Ordem das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo. Seu primeiro milagre reconhecido pela igreja católica pertinho de Morro Grande, na vizinha Turvo, ainda em 1978.
Quem tiver a chance de conhecer a Irmã Tânia, vai ouvir a história da Madre Gertrudes com uma riqueza de detalhes impressionante, adornada por um leve sotaque mineiro.

Morro Grande te espera!!

Morro Grande é parte do Geoparque

Morro Grande é um dos sete municípios que compoem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois da quase 15 anos de espera, eles comemoram a chancela do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, pela Unesco.

As catarinenses Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Jacinto Machado, juntamente com as gaúchas Cambará do Sul, Mampituba e Torres, compõem hoje, o segundo Geoparque brasileiro.

Assim, a região é classificada como um destino de interesse internacional. Com este selo, o Caminhos dos Cânions do Sul, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, a Global Geoparks Network.

Além da honra da titulação honrosa de Geoparque, as oportunidades de demanda e de promoção do turismo irão crescer exponencialmente, não só nos sete municípios que comporão o Geoparque, mas em toda a região!

A projeção mundial do território como exemplo de gestão de turismo e de desenvolvimento econômico sustentável amplia as potencialidades da região, que já tem uma sólida tradição no setor, seja em belezas naturais, hospedagem, rica gastronomia e cultura.

Segundo a Unesco, Os Geoparques Mundiais são “áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. (...) Atualmente, existem 177 Geoparques Mundiais da UNESCO em 46 países.”

Geoparques no Brasil

Atualmente, os Geoparques do Araraipe e do Seridó, juntamente com o Caminho dos Cânions do Sul, integram os 3 geoparques brasileiros.

O Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, abrange uma área de 2.830,8 km² e abriga 74.120 habitantes. É caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.

Morro Grande tem a honra da fazer parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

Rolar para cima