Praia Grande, a querida PK para os moradores da região, é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil e figura frequente das maiores revistas e sites especializados em turismo e hospedagem.
E não é para menos: Praia Grande conta com dois parques naturais, o Aparados da Serra e o Serra Geral, além de outros muitos destinos espetaculares.
Em janeiro de 2022, Praia Grande foi eleita como o segundo melhor lugar do país e o 22º do mundo para os amantes de destinos de sol, segundo um levantamento do site de viagens Tripadvisor.
Foi também na Cidade dos Cânions que um recorde mundial foi quebrado e chancelado pelo Guinness Book, quando o atleta Rafael Bridi, alcançou a incrível façanha de fazer uma travessia entre dois balões de ar quente, a mais de 1.900m de altura.
Em Praia Grande, há uma beleza cênica incomparável, com gargantas com mais de mil metros de profundidade, repletos de vegetação exuberante, muitas cachoeiras, belas piscinas naturais.
Praia Grande abriga nada menos do que onze cânions, tendo como estrelas o Itaimbezinho, Cânions Malacara e Churriado, além do Faxinalzinho, dos Índios Coroados, Molha Coco, Malacara e outros.
A trilha Vale da Pedra Branca é uma das nossas prediletas, mas os turistas amam a Trilha do Rio do Boi.
Além das opções de trilhas e turismo rural, Praia Grande é conhecida nacionalmente por seus incríveis voos de balão que atrai famosos e anônimos de todos os lugares.
Para completar a paisagem, Praia Grande é ainda repleta de rios e cascatas de águas límpidas e cristalinas, que oferecem passeios a cavalo, descidas de rapel, além de incríveis opções de gastronomia e hospedagem, com pousadas, hostels e hotéis de todos os tamanhos.
Sabe aqueles hotéis de revista onde é possível se deliciar em uma luxuosa banheira com a vista mais incrível de todas? Praia Grande tem!
Praia Grande te espera!
História de Praia Grande
Praia Grande, a Cidade dos Cânions, completa em 2022 seus 64 anos de, em ótima forma
A queridinha dos roteiros de turismo das principais revistas especializadas no assunto, tem muito do que se orgulhar.
Esta beleza catarinense, tem um nome controverso! Para os desavisados, saibam que Praia Grande não tem praia conta com pouco menos de oito mil habitantes.
Seu nome foi carinhosamente dado pelos tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul para comercializar seus produtos e paravam para descansar, às margens do Rio Mampituba.
Como o rio é espraiado, com águas cristalinas, passaram a chamar o lugar de Praia Grande.
Estima-se que sua colonização começou por volta de 1890, com os portugueses e que em 1916 tenham chegado ao local onde hoje é Praia Grande os primeiros moradores e fundadores.
O Geoparque
Praia Grande é um dos sete municípios que compoem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois da quase 15 anos de espera, eles comemoram a chancela do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, pela Unesco.
As catarinenses Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Jacinto Machado, juntamente com as gaúchas Cambará do Sul, Mampituba e Torres, compõem hoje, o segundo Geoparque brasileiro.
Assim, a região é classificada como um destino de interesse internacional. Com este selo, o Caminhos dos Cânions do Sul, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, a Global Geoparks Network.
Além da honra da titulação honrosa de Geoparque, as oportunidades de demanda e de promoção do turismo irão crescer exponencialmente, não só nos sete municípios que comporão o Geoparque, mas em toda a região!
A projeção mundial do território como exemplo de gestão de turismo e de desenvolvimento econômico sustentável amplia as potencialidades da região, que já tem uma sólida tradição no setor, seja em belezas naturais, hospedagem, rica gastronomia e cultura.
Segundo a Unesco, Os Geoparques Mundiais são “áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. (...) Atualmente, existem 177 Geoparques Mundiais da UNESCO em 46 países.”
Geoparques no Brasil
Atualmente, os Geoparques do Araraipe e do Seridó, juntamente com o Caminho dos Cânions do Sul, integram os 3 geoparques brasileiros.
O Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, abrange uma área de 2.830,8 km² e abriga 74.120 habitantes. É caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.
Praia Grande tem a honra da fazer parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.