Bem-vindo a Timbé do Sul

Timbé do Sul

Paredões, cachoeiras, paleotocas e vôo livre fazem de Timbé do Sul um destíno único

Timbé do Sul tem cachoeiras e trilhas de todos os tamanhos, opções de passeios, caminhadas, banhos em piscinas naturais, montanhismo, cavalgadas, escaladas e, para os mais aventureiros, pistas para decolagem de voo livre. Timbé do Sul é um verdadeiro paraíso!

O município conta com uma das melhores, mais altas e belas rampas de salto de voo livre, parapente, asa delta e de passeio de balão do Brasil.

Para os amantes de rapel, as opções são muitas!

As paleotocas também são um atrativo de Timbé do Sul. As furnas carregam nada menos do que dez mil anos de história e foram cavadas por tatus e preguiças gigantes. Uma viagem no tempo que vale a pena conhecer.

Um dos mais tradicionais pontos de lazer de Timbé do Sul é o Poço do Caixão, famoso por sua gelada piscina natural formada pelas águas do Rio da Serra Velha. O local ainda conta com área para camping, playground e churrasqueira.

É também no Poço do Caixão que acontece o pouso de balões e asa deltas. 

Outras opções de passeio em Timbé do Sul são o Rio do Salto, a Cascata do Padre, o Cânion Rio Fortuna, o Poço do Violão e a Cachoeira da Cortina e a Trilha do Portal do Palmiro.

Timbé do Sul encanta moradores e turistas com suas belezas naturais com praias de rio, trilhas, cachoeiras e paleotocas e vem crescendo no turismo ecológico. São muitas opções de lazer e aventura, com opções de hospedagem para todos os bolsos.

Conheça este espetáculo natural que faz parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

Timbé do Sul te espera!

O Geoparque

Timbé do Sul é um dos sete municípios que compoem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois da quase 15 anos de espera, eles comemoram a chancela do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, pela Unesco.

As catarinenses Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Jacinto Machado, juntamente com as gaúchas Cambará do Sul, Mampituba e Torres, compõem hoje, o segundo Geoparque brasileiro.

Assim, a região é classificada como um destino de interesse internacional. Com este selo, o Caminhos dos Cânions do Sul, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, a Global Geoparks Network.

Além da honra da titulação honrosa de Geoparque, as oportunidades de demanda e de promoção do turismo irão crescer exponencialmente, não só nos sete municípios que comporão o Geoparque, mas em toda a região!

A projeção mundial do território como exemplo de gestão de turismo e de desenvolvimento econômico sustentável amplia as potencialidades da região, que já tem uma sólida tradição no setor, seja em belezas naturais, hospedagem, rica gastronomia e cultura.

Segundo a Unesco, Os Geoparques Mundiais são “áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. (...) Atualmente, existem 177 Geoparques Mundiais da UNESCO em 46 países.”

Geoparques no Brasil

Atualmente, os Geoparques do Araraipe e do Seridó, juntamente com o Caminho dos Cânions do Sul, integram os 3 geoparques brasileiros.

O Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, abrange uma área de 2.830,8 km² e abriga 74.120 habitantes. É caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.

Timbé do Sul tem a honra da fazer parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

História de Timbé do Sul

Timbé do Sul é um dos muitos municípios brasileiros que iniciou seu povoamento com a doação de sesmarias, ainda na época do Brasil Império.

A década de 1910 foi importante para a formação de seu povo, quando imigrantes italianos vindos de Nova Veneza adquiriram terras timbeenses.

No final desta década, iniciou-se a abertura da estrada que ligaria o município a outros, incrementando o desenvolvimento. Logo casas comerciais e a serraria foram instaladas e em 1927, a primeira igreja e escola.

O nome Timbé do Sul foi adotado somente em 1968. Antes o município se chamou Corticeiro e depois Rocinha.

Timbé do Sul comemora em 2022 seus 55 anos de emancipação política.

Rolar para cima