Torres RS: Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

Torres RS: Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

Torres RS: Geoparque Cânions do Sul

Torres: parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

A gaúcha Torres RS é sem dúvida o destino mais procurado por conterrâneos e países vizinhos, em especial no verão, e tem algumas das mais belas praias do estado.

Este integrante do Geoparque tem belezas naturais de encher os olhos e uma incrível mistura de mares e lagoas, com seus morros e as conhecidas falésias, além de furnas e uma ilha. Torres RS é simplesmente incrível!

Torres RS não poderia ter outro nome, não é mesmo? Seus enormes penhascos são testemunhas do tempo e formam o principal ponto turístico do município.

Com 5 praias, Torres RS tem um trecho de areia ou mar para todos os tipos de moradores ou veranistas, desde aqueles que querem sombra e água fresca, até aqueles que amam os esportes radicais, como o surf e kitesurf, além da canoagem, e lancha.

A falésias e morros não ficam atrás e são um convite para o rapel, a escalada e, para aqueles que têm o céu como limite, paraglider e voo de balão. Aliás, o voo de balão hoje é a menina dos olhos de Torres RS, com seu tradicional Festival Nacional de Balonismo.

Com dois parques estaduais e um Refúgio de Vida Silvestre, quem conhece Torres RS é só elogios ao município. Os Morros do Meio, do Farol, o Parque da Guarita, as incríveis praias Grande, do Meio, da Cal, da Guarita e de Itapeva completam as belezas cênicas de Torres.

Torres RS te espera!

O Geoparque Caminho dos Cânions do Sul

Sete municípios entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, compõem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. Depois da quase 15 anos de espera, eles comemoram a chancela do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, pela Unesco.

Torres, juntamente com as catarinenses Timbé do Sul, Morro Grande, Praia Grande e Jacinto Machado, juntamente com as gaúchas Cambará do Sul e Mampituba, compõem hoje, um Geoparque.

Assim, a região é classificada como um destino de interesse internacional. Com este selo, o Caminhos dos Cânions do Sul, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, a Global Geoparks Network.

Além da honra da titulação honrosa de Geoparque, as oportunidades de demanda e de promoção do turismo irão crescer exponencialmente, não só nos sete municípios que comporão o Geoparque, mas em toda a região!

A projeção mundial do território como exemplo de gestão de turismo e de desenvolvimento econômico sustentável amplia as potencialidades da região, que já tem uma sólida tradição no setor, seja em belezas naturais, hospedagem, rica gastronomia e cultura.

Segundo a Unesco, Os Geoparques Mundiais são “áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. (...) Atualmente, existem 177 Geoparques Mundiais da UNESCO em 46 países.”

Geoparques no Brasil

Atualmente, os Geoparques do Araraipe e do Seridó, juntamente com o Caminho dos Cânions do Sul, integram os 3 geoparques brasileiros.

O Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, abrange uma área de 2.830,8 km² e abriga 74.120 habitantes. É caracterizada pela Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.

Torres tem a honra da fazer parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

Nesta semana, o @cânionsemares irá contar um pouco de cada um dos sete municípios que compõem o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.

Fonte: Potyra Pereira

Arte: Alexandre Luz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima